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Cursos presenciais

FERRAMENTAS DE GESTÃO DE CONVÊNIOS E PROJETOS

período do inscrições
de 27/09/2021 até 17/11/2021
data do curso
de 25/11/2021 até 26/11/2021
valor total do investimento
R$ 1.535,00
vagas
6
informações sobre o curso
A Portaria Interministerial nº 558, de outubro de 2019, que aborda normas que regem a transferência voluntária de recursos financeiros da União para convênios, projetos/planos de trabalho, traz novas disposições para execução física e financeira e prestação de contas/finalização de convênios e outros instrumentos celebrados com órgãos da administração pública federal.

Essas alterações visam à adoção de procedimentos e mecanismos de melhoria de gestão desses instrumentos pelos entes/entidades Convenentes e de novos procedimentos e mecanismos de seu acompanhamento e fiscalização, da parte dos órgãos da administração pública federal/Concedentes.

Instrução Normativa nº 5, de 24 de junho de 2019, da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, determina que os órgãos e entidades da administração pública direta e indireta que atuam nas transferências voluntárias de recursos da União observarão práticas de governança e gestão sistematizadas e descritas no Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União - MEG-Tr.

Afinal, convênios que não cumprem seu objeto, deixando de apresentar os resultados esperados, anulam os benefícios previstos e geram perdas expressivas de recursos financeiros.

Duas questões orientam este curso da VERO:

1. Por que alguns projetos são bem sucedidos?
2. Por que há projetos que cumprem seu objeto e apresentam os resultados esperados e outros projetos fracassam?

Elementos de natureza diversa podem explicar fracasso e sucesso de projetos/convênios. Dois deles, no entanto, se mostram como condicionantes principais desse resultado positivo ou negativo: planejamento e gestão.

Mas, como planejar e fazer a gestão de convênios/projetos aptos a captar, aplicar e gerar resultados esperados com os recursos financeiros obtidos?

Este curso aborda ferramentas reconhecidas por sua contribuição ao planejamento e à gestão de projetos desde a sua fase inicial até a sua finalização. Apresenta e debate técnicas de gestão, incluída a gestão de riscos ao cumprimento do objeto.

As técnicas apresentadas e analisadas no curso têm em conta o Modelo de Excelência em Gestão das Transferências Voluntárias da União (MEG-Tr), do Ministério da Economia, o Guia Metodológico do Modelo de Excelência em Gestão das Transferências Voluntárias e o Guia Project Management Body of Knowledge (PMBoK®), do Project Management Institute - PMI, em sua extensão para a área pública.

O foco do curso é o desenvolvimento de competências e habilidades de gestores, servidores públicos e de dirigentes e profissionais de entidades privadas sem fins lucrativos (OSC)e de organizações da sociedade civil de interesse público (Oscip) na área de planejamento e gestão de convênios/projetos.

Projetos devidamente planejados e gerenciados são um diferencial para a captação financeira em um ambiente de escassez de recursos.

Ao final do curso, o participante estará em condições de (i) dominar técnicas de elaboração de projetos, (ii) desenvolver habilidades necessárias à sua gestão, e (iii) considerar as características próprias de projetos e a gestão de riscos que sempre ocorrem.

Público do curso:
O curso destina-se a gestores e servidores de entes públicos, entidades públicas - governos municipais e órgãos da administração pública indireta municipais -, pessoas de entidades privadas sem fins lucrativos e consultores que atuam na área de projetos.

Carga horária:
09:00h às 17:30h nos dois dias de curso.

Número de participantes:
até 6 participantes por turma.

Inscrições e seu pagamento:
Para proceder à inscrição no curso e seu pagamento, siga estes passos:
- clique em Fazer Inscrição nesta página, abaixo desta apresentação do curso;
- Preencha o formulário de inscrição e clique em Enviar
- Escolha a forma de pagamento e confirme a sua inscrição.

Desconto aplicável:
Aplica-se desconto de 10% sobre o valor total de duas ou mais inscrições simultâneas no curso.

Nota de Empenho:
Entes públicos e entidades públicas poderão confirmar a inscrição de seu pessoal mediante apresentação de Nota de Empenho.

Informações adicionais:
contato@verogestores.com.br
telefone: (21)2609 5326
whatsapp: (21) 99575 3692


Instrutor

Nilton Almeida Rocha

Mestrado em Educação pela Fundação Getulio Vargas/Instituto de Estudos Avançados em Educação/RJ – registro profissional no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos (CFEP) nº 19.001.065. Cursou Ciências Sociais e Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, exercendo a função de assistente da cadeira de Teoria do Conhecimento em 1967/1968 no curso de Filosofia. Graduado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Teológico da Igreja Episcopal do Brasil. Fez Curso Livre ministrado por Paulo Freire, no Foyer Knox/Genebra/Suiça, em 1972. Coordenador técnico do primeiro convênio do Ministério do Planejamento, Organização e Gestão, em 2008/2009, para formação dos primeiros multiplicadores de conhecimento do SICONV nos governos municipais do país. Consultor contratado pelo Banco Mundial e pelo BID para apoiar Programas de Desenvolvimento Institucional de Governos Locais, tendo atuado em países da América Latina e da África. Consultor de programas de desenvolvimento institucional de países africanos de língua oficial portuguesa – PALOP´s – no âmbito de cooperação técnica do governo brasileiro, Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, nos anos de 1996 a 1998. Organizador e autor de livros sobre administração pública municipal no Brasil. Foi editor executivo da Revista de Administração Municipal – RAM – de 1999 a 2010.