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Cursos presenciais

PLATAFORMA +BRASIL - Módulo de transferências voluntárias

período do inscrições
de 19/05/2021 até 16/07/2021
data do curso
de 21/07/2021 até 23/07/2021
valor total do investimento
R$ 1.470,00

Pague no cartão em 3x sem juros ou em até 18x ou ganhe 5% de desconto no boleto da Vero

vagas
6
informações sobre o curso
Em ambiente de treinamento, o curso completo sobre Plataforma +Brasil - módulo de transferências voluntárias de recursos financeiros da União, apresenta as telas do Sistema e simula o seu correto preenchimento. A simulação compreende registros em todos os módulos do Sistema - cadastramento/envio de propostas/planos de trabalho, execução física e financeira e prestação de contas de cumprimento do objeto do instrumentos celebrado.

Comentários sobre as normas que regem as transferências voluntárias de recursos financeiros da União - Portaria Interministerial nº 424, de dezembro de 2016, atualizada pelas Portarias nºs 558, de outubro de 2019, e 451, de dezembro de 2017 - favorecem a qualidade de registros no Sistema e a melhor gestão de convênios, contratos de repasse e instrumentos similares.

Exercícios e espaços para tirar dúvidas operacionais apoiam pedagogicamente o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades.

Terminado o curso, o aluno terá a opção de se inscrever em grupo tira dúvidas operacionais do Sistema, via whatsapp, exclusivo para alunos de cursos da VERO.

Público do curso:
O curso destina-se a servidores, pessoal técnico e gestores de entidades públicas e privadas sem fins lucrativos (organizações da sociedade civil) e consultores que atuam na área de convênios e contratos de repasse celebrados com a administração pública federal, via SICONV.

Programação do curso:
O Curso Completo sobre operação do Sistema de transferências voluntárias de recursos financeiros da União compreende estes tópicos:

MÓDULO I – Visão Integrada do Sistema
- Módulos e funcionalidades do Sistema – apresentação geral.

MÓDULO II – A Portaria nº 424/2016 atualizada:
- Normas para celebração, execução e prestação de contas de convênios, contratos de repasse e outros instrumentos de interesse recíproco celebrados com a União.
- Consulta aos programas disponíveis no SICONV para celebração de convênios ou contratos de repasse.
- Procedimentos no Sistema para credenciamento e cadastramento de entidades.
- Procedimentos para cadastramento, alterações de perfis e exclusão de usuários de Convenentes.

MÓDULO III – Cadastramento e Envio de Propostas de Convênios e Contratos de Repasse
- Itens de justificativa da proposta
- Registro do Plano de Trabalho:
* Cronograma Físico
* Cronograma de Desembolso
* Plano de Aplicação Detalhado
* Plano de Aplicação Consolidado
* Capacidade técnica e outras exigências do Programa.

MÓDULO IV - Situações de erro mais frequentes no cadastramento e no envio de propostas e planos de trabalho para convênios com órgãos da administração pública federal.
- Exercício e debate sobre solução.

MÓDULO V – A funcionalidade de OBTV e seu impacto na execução, nas movimentações financeiras e na prestação de contas de Convênios e Contratos de Repasse via SICONV
- Conceito da funcionalidade de Ordem Bancária de Transferências Voluntárias - OBTV. Decreto 7.641, de dezembro de 2011.
- Normas aplicáveis à adoção da funcionalidade de OBTV. Instrução Normativa nº 6, de julho de 2012.
- Convênios anteriores a 30 de julho X Convênios a partir de 30 de julho, data de implantação da funcionalidade de OBTV.

MÓDULO VI – Registros prévios às movimentações financeiras via funcionalidade de OBTV
- Processo de compra. Conceito. Os três conjuntos de registros do processo de compra.
- Registro de Contratos de terceiros.
- Documento de liquidação.

MÓDULO VII – Pagamentos e movimentações financeiras com OBTV
- Perfis de usuários e situações possíveis das movimentações financeiras.
- Macro fluxo das movimentações financeiras.
- Ordenador de despesas OBTV.

MÓDULO VIII – Relatórios de execução, ajustes de plano de trabalho e alterações em cláusulas do Convênio
- Relatórios de execução. Conceito e usos. Tipos de relatórios e como gerar relatórios.
- Análise e aprovação dos relatórios de execução.
- Termo Aditivo. Conceito e aplicação. Objeto e justificativa.
- Ajuste do Plano de Trabalho. Conceito e aplicação. Objeto e justificativa.

MÓDULO IX – Prestação de contas de cumprimento de objeto
- Abas do módulo de prestação de contas de cumprimento do objeto do convênio e outros instrumentos.
- Opções para devolução do saldo remanescente. Características e aplicabilidade de cada uma delas.

MÓDULO X – Situações mais frequentes de erro na operação do SICONV com a funcionalidade de OBTV
- Apresentação e debate sobre erros de procedimentos mais frequentes na operação e gestão do SICONV.

Carga horária:
9:00h às 17:30h horas nos três dias do curso. O curso tem 24 horas de carga de trabalho. Intervalo para almoço no hotel das 12:00h às 12:30h.

Número de participantes:
6 participantes

Local do curso:
Novotel Praia de Botafogo - Praia de Botafogo nº 330. Local de fácil acesso pelas estradas rodoviárias ou a partir dos aeroportos do Galeão e Santos Dumont no Rio de Janeiro - ver mapa.

Rede hoteleira ampla nas redondezas do local do curso com opções de tarifas. Os participantes também poderão optar pela hospedagem no próprio Novotel Praia de ampla Botafogo ou no Ibis Budget Hotel, anexo ao Novotel.

u>Inscrições e seu pagamento:
O pagamento das inscrições pode ser feito de três modos à escolha do inscrito:

1. por boleto bancário,
2. por transferência bancária, e
3. por cartão de crédito via Pagseguro.

Para proceder à inscrição no curso e seu pagamento, siga estes passos:
- clique em Fazer Inscrição abaixo desta apresentação do curso;
- Preencha o formulário de inscrição e clique em Enviar
- Escolha a forma de pagamento e confirme a sua inscrição.

Você receberá mensagem automática referente à sua inscrição.

O que está incluído no valor da inscrição?:
A inscrição no curso inclui também:
- almoço nos dias de curso,
- apostila de orientações e exercícios,
- pen drive com material de leitura complementar,
- certificado de curso de atualização, e
- opção de fazer parte de grupo permanente de discussão sobre operação e gestão do SICONV via whatsapp.

Uso de notebooks:
O uso de notebooks trazidos pelos participantes será relevante para o acompanhamento da apresentação das telas do Sistema.

Nota de Empenho:
Entidades públicas poderão confirmar a inscrição de seu pessoal mediante apresentação de Nota de Empenho.

Confirmação da realização do curso:
A Vero poderá confirmar o curso até 5 dias antes da data de sua realização. Pagamentos da inscrição via boleto bancário ou depósito em conta bancária da Vero e remessa de Nota de Empenho referente à inscrição de participantes do curso serão os elementos considerados para a confirmação da realização do curso no prazo indicado.

Informações adicionais:
Email:contato@verogestores.com.br
Telefones: (21)26095326
(21)99575 3692
Whatsapp:. (21)99575 3692

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Instrutor

Nilton Almeida Rocha

Mestrado em Educação pela Fundação Getulio Vargas/Instituto de Estudos Avançados em Educação/RJ – registro profissional no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos (CFEP) nº 19.001.065. Cursou Ciências Sociais e Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, exercendo a função de assistente da cadeira de Teoria do Conhecimento em 1967/1968 no curso de Filosofia. Graduado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Teológico da Igreja Episcopal do Brasil. Fez Curso Livre ministrado por Paulo Freire, no Foyer Knox/Genebra/Suiça, em 1972. Coordenador técnico do primeiro convênio do Ministério do Planejamento, Organização e Gestão, em 2008/2009, para formação dos primeiros multiplicadores de conhecimento do SICONV nos governos municipais do país. Consultor contratado pelo Banco Mundial e pelo BID para apoiar Programas de Desenvolvimento Institucional de Governos Locais, tendo atuado em países da América Latina e da África. Consultor de programas de desenvolvimento institucional de países africanos de língua oficial portuguesa – PALOP´s – no âmbito de cooperação técnica do governo brasileiro, Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, nos anos de 1996 a 1998. Organizador e autor de livros sobre administração pública municipal no Brasil. Foi editor executivo da Revista de Administração Municipal – RAM – de 1999 a 2010.