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Cursos presenciais

ONLINE: PLATAFORMA +BRASIL - SICONV

período do inscrições
de 15/01/2021 até 01/06/2021
data do curso
de 09/06/2021 até 11/06/2021
valor total do investimento
R$ 1.450,00

Pague no cartão em 3x sem juros ou em até 18x ou ganhe 5% de desconto no boleto da Vero

vagas
8
informações sobre o curso
Curso online em tempo real em ferramenta Zoom Meetings. A ferramenta Zoom Meetings é das mais adotadas em cursos online em tempo real pela facilidade de acesso do(a) participante ao curso e funcionalidades que geram um ambiente virtual facilitador da interação e do desenvolvimento de conhecimentos e habilidades.

Vinculadas ou não a emendas parlamentares, as propostas de convênios e contratos de repasse com órgãos da administração pública federal, sua execução física e financeira, seu acompanhamento e fiscalização e a prestação de contas de cumprimento do objeto ocorrem na Plataforma + Brasil, módulo de transferências voluntárias.

No ambiente de treinamento da Plataforma +Brasil, o curso simula o preenchimento de abas atuais do Sistema de Transferência Voluntária de Recursos Financeiros da União - SICONV para usuário Convenente.

Terminado o curso, o aluno terá a opção de se inscrever em grupo tira dúvidas operacionais do Sistema, via whatsapp, exclusivo para alunos de cursos da VERO.

Confirmada a inscrição no curso, o(a) participante receberá instruções para acessar e fazer uso da sala de aula virtual.

Público do curso:
O curso destina-se a servidores, pessoal técnico e gestores de entidades públicas e privadas sem fins lucrativos (organizações da sociedade civil) e consultores que atuam na área de convênios e contratos de repasse celebrados com a administração pública federal, via SICONV.

Programação do curso:
O Curso Completo sobre operação do Sistema de transferências voluntárias de recursos financeiros da União compreende estes tópicos:

MÓDULO I – Visão Integrada do Sistema
- Módulos e funcionalidades do Sistema – apresentação geral.

MÓDULO II – A Portaria nº 424/2016 atualizada:
- Normas para celebração, execução e prestação de contas de convênios, contratos de repasse e outros instrumentos de interesse recíproco celebrados com a União.
- Consulta aos programas disponíveis no SICONV para celebração de convênios ou contratos de repasse.
- Procedimentos para cadastramento, alterações de perfis e exclusão de usuários de Convenentes.

MÓDULO III – Cadastramento e Envio de Propostas de Convênios e Contratos de Repasse
- Itens de justificativa da proposta
- Registro do Plano de Trabalho:
* Cronograma Físico
* Cronograma de Desembolso
* Plano de Aplicação Detalhado
* Plano de Aplicação Consolidado
* Capacidade técnica e outras exigências do Programa.

MÓDULO IV - Situações de erro mais frequentes no cadastramento e no envio de propostas e planos de trabalho para convênios com órgãos da administração pública federal.
- Exercício e debate sobre solução.

MÓDULO V – A funcionalidade de OBTV e seu impacto na execução, nas movimentações financeiras e na prestação de contas de Convênios e Contratos de Repasse via SICONV
- Conceito da funcionalidade de Ordem Bancária de Transferências Voluntárias - OBTV. Decreto 7.641, de dezembro de 2011.
- Normas aplicáveis à adoção da funcionalidade de OBTV. Instrução Normativa nº 6, de julho de 2012.
- Convênios anteriores a 30 de julho X Convênios a partir de 30 de julho, data de implantação da funcionalidade de OBTV.

MÓDULO VI – Registros prévios às movimentações financeiras via funcionalidade de OBTV
- Processo de compra. Conceito. Os três conjuntos de registros do processo de compra.
- Registro de Contratos de terceiros.
- Documento de liquidação.

MÓDULO VII – Pagamentos e movimentações financeiras com OBTV
- Perfis de usuários e situações possíveis das movimentações financeiras.
- Macro fluxo das movimentações financeiras.
- Ordenador de despesas OBTV.

MÓDULO VIII – Relatórios de execução, ajustes de plano de trabalho e alterações em cláusulas do Convênio
- Relatórios de execução. Conceito e usos. Tipos de relatórios e como gerar relatórios.
- Análise e aprovação dos relatórios de execução.
- Termo Aditivo. Conceito e aplicação. Objeto e justificativa.
- Ajuste do Plano de Trabalho. Conceito e aplicação. Objeto e justificativa.

MÓDULO IX – Prestação de contas de cumprimento de objeto
- Abas do módulo de prestação de contas de cumprimento do objeto do convênio e outros instrumentos.
- Opções para devolução do saldo remanescente. Características e aplicabilidade de cada uma delas.

MÓDULO X – Situações mais frequentes de erro na operação do SICONV com a funcionalidade de OBTV
- Apresentação e debate sobre erros de procedimentos mais frequentes na operação e gestão do SICONV.

Carga horária:
9:00h às 17:00h horas nos três dias do curso. Intervalo das 12:00h às 13:00h.

Número de participantes:
8 participantes

Inscrições e seu pagamento:
O pagamento das inscrições pode ser feito de três modos à escolha do inscrito:

1. por boleto bancário,
2. por transferência bancária, e
3. por cartão de crédito via Pagseguro.

Para proceder à inscrição no curso e seu pagamento, siga estes passos:
- clique em Fazer Inscrição abaixo desta apresentação do curso;
- Preencha o formulário de inscrição e clique em Enviar
- Escolha a forma de pagamento e confirme a sua inscrição.

Você receberá mensagem automática referente à sua inscrição.

O que está incluído no valor da inscrição?:
A inscrição no curso inclui também:
- pen drive com os conteúdos apresentados durante a atividade e leituras complementares,
- certificado de curso de atualização;
- opção de fazer parte de grupo permanente de discussão sobre normas, operação e gestão do SICONV via whatsapp, composto exclusivamente de alunos dos cursos da VERO.

Nota de Empenho:
Entidades públicas poderão confirmar a inscrição de seu pessoal mediante apresentação de Nota de Empenho.

Confirmação da realização do curso:
A Vero poderá confirmar o curso até 5 dias antes da data de sua realização. Pagamentos da inscrição via boleto bancário ou depósito em conta bancária da Vero e remessa de Nota de Empenho referente à inscrição de participantes do curso serão os elementos considerados para a confirmação da realização do curso no prazo indicado.

Informações adicionais:
Email:contato@verogestores.com.br
Telefones: (21)2609 5326
(21)99575 3692
Whatsapp: (21)99575 3692

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Instrutor

Nilton Almeida Rocha

Mestrado em Educação pela Fundação Getulio Vargas/Instituto de Estudos Avançados em Educação/RJ – registro profissional no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos (CFEP) nº 19.001.065. Cursou Ciências Sociais e Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, exercendo a função de assistente da cadeira de Teoria do Conhecimento em 1967/1968 no curso de Filosofia. Graduado em Filosofia e Teologia pelo Seminário Teológico da Igreja Episcopal do Brasil. Fez Curso Livre ministrado por Paulo Freire, no Foyer Knox/Genebra/Suiça, em 1972. Coordenador técnico do primeiro convênio do Ministério do Planejamento, Organização e Gestão, em 2008/2009, para formação dos primeiros multiplicadores de conhecimento do SICONV nos governos municipais do país. Consultor contratado pelo Banco Mundial e pelo BID para apoiar Programas de Desenvolvimento Institucional de Governos Locais, tendo atuado em países da América Latina e da África. Consultor de programas de desenvolvimento institucional de países africanos de língua oficial portuguesa – PALOP´s – no âmbito de cooperação técnica do governo brasileiro, Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, nos anos de 1996 a 1998. Organizador e autor de livros sobre administração pública municipal no Brasil. Foi editor executivo da Revista de Administração Municipal – RAM – de 1999 a 2010.